Friday, March 12, 2010

O menino que não gostava de jogar à bola...





Era uma vez um menino que gostava do frio das manhãs na ponta do nariz e do sol das tardes na ponta dos pés descalços. Este menino gostava da natureza e das cores verdes que o mundo pinta nas sacolas que levava para a escola para aprender a ser um pouco maior...mas não de tamanho,porque ele até que nem era assim tão pequenino...mas aprender a ser maior como ser humano.Ele queria aprender a ler todas as histórias que habitavam dentro dos livros que dormiam com ele aos pés da cama.Conhecer os segredos guardados nas folhas...viajar por todas as montanhas..descansar em todos os vales que o homem das palavras inventou só para si.
Quando os meninos da escola iam para o recreio jogar à bola,este menino ia jogar ao "agarra um sonho" e sentava-se num cantinho com um livro a cheirar a novo abraçado ao seu colo.E os outros meninos bem o chamavam..bem lhe diziam que era tão divertido correr num quadrado verde cheio de relva atrás de uma bola redonda todos suados,mas ele nem os ouvia ou então de vez em quando acenava com a cabeça um não e sorria apontando para o livro onde já viajava feliz.
Horas depois,ele pintava no rosto um arco-íris ... inventava animais alados e monstros sem cabeça que mesmo assim sabiam sorrir e comiam pipocas ao lanche.
Depois quando sentia os olhos cansados ele corria até ao pedaço menos alto do céu e trepava até chegar às nuvens que mais pareciam bolas gordas cheias de algodão e pulava..pulava como se tivesse molas nos sapatos...E quando ele olhava para baixo ,lá estavam os meninos aos pontapés na terra com a cabeça cheia de vento a ensaiar pontapés quadrados..como pareciam tontos assim suados a fazer pontaria a uma teia de aranha num ferro pendurada...

Daniela Pereira in "Contos sem pés nem cabeça mas de coração cheio"
Direitos de autor reservados

No comments: