Thursday, March 11, 2010

A menina que criava gafanhotos para roubar estrelas ao Céu...






Era uma vez uma menina que passava as tardes a correr no campo atrás dos gafanhotos que saltavam em liberdade.Sempre que conseguia apanhar um que estivesse mais distraído, a menina guardava-o numa caixinha que escondia no bolso do vestido das flores amarelas.
Depois corria mais depressa do que as suas pequenas pernas permitiam e dava pulos de contente.
Quando chegava a casa, beijava os pais e fazia carícias ao gato Farrusco e em pouco tempo já estava em cima da cama no seu quarto com a porta bem fechada para que ninguém pudesse adivinhar o seu segredo.
Dentro da caixinha, amenina criava uma mão cheia de gafanhotos saltimbancos..tudo porque acreditava que um dia ia conseguir que um gafanhoto saltasse tão alto..mas tão alto que chegaria ao Céu.
A menina sabia que no Céu estavam os avós de quem ela tanto sentia saudades. Então pensou e porque sabia que os gafanhotos são capazes de grandes proezas no salto em altura..que se fosse capaz de treinar um gafanhoto a saltar muito alto,ele poderia levar uma carta dela aos avós.
Ela só precisava que o gafanhoto saltasse mais alto que uma mola...daquelas molas que saem disparadas aos pulinhos quando lhe tocamos com um só dedo.
Assim a menina,achava por bem todos os dias alinhar os seus atletas na colcha de lã e treiná-los em rigorosas provas de saltos...ou melhor de saltos e sobressaltos,porque sempre que alguém batia na porta do quarto, os gafanhotos assustavam-se e a menina tremia só de pensar que também os podia perder.
Quando passava o susto os gafanhotos acalmavam e regressavam ao treino dispostos a ajudar a menina das tranças negras que tanto adoravam.
Uns conseguiam saltar tão alto..mas tão alto...que se enchiam com o pó do topo do guarda-fatos. Outros saltavam ainda mais alto do que os primeiros e até batiam com as cabeças no tecto. Pobres gafanhotos que chegavam ao chão meio atordoados,mas com a sensação de dever cumprido quando a menina os enchia de mimos e de guloseimas a cheirar a verde.
Mas o que na verdade os enchia com mais coragem para conseguirem saltar até ao Céu..era o brilho dos olhos da menina das tranças negras sempre que recordava o sorriso dos avós.
Os gafanhotos desejavam em segredo trazer para a menina uma estrela do Céu quando lá chegassem. Uma estrela linda..a mais brilhante de todas para a menina colocar no travesseiro e adormecer todas as noites com aquela luz tão brilhante a velar-lhe os sonhos..Como se o coração dos seus avós pudesse aconchegá-la outra vez todas as noites..

Daniela Pereira in "Contos sem pés nem cabeça mas de coração cheio"
Direitos de Autor Reservado

No comments: