Thursday, March 11, 2010

A menina que semeava palavras rubras em vez de rosas vermelhas




Era uma vez uma menina com o corpo vestido de silêncio e o rosto enfeitado com uma boca pequenina...
Todas as manhãs a menina despia o silêncio do vestido e corria pelos sonhos semeando jardins contando melodias com os dedos...Em cada semente tinha um botão...uma palavra florida ainda por nascer.Corria sozinha..descalça de medos e devaneios com os cabelos pedindo ao vento para soprar com mais força.Tinha nos olhos a terra das lembranças e um pedacinho do céu abrigado num ninho sem mãe para o aconchegar..
Gostava da areia do caminho das águas como amava as pedras na ponte da lua...
Ouvia os pássaros porque só esse silêncio calmo a maravilhava e no fundo da garganta toda a dor para ela se calava...
Cantavam os pássaros e a menina escrevia poemas para levarem até aos pomares e às laranjeiras que os ouviam a murmurar por entre as folhas que no Outono caíam...e a palavra era semente a germinar.
Todas as tardes a menina que semeava palavras rubras sentia o coração a bater mais forte e nos dedos dela cresciam rosas sem pétalas mas perfumadas como as rosas de todos os jardins..eram leves como penas e a tinta que as envolvia era de seiva.
E a menina olhava para a relva verde ...fresca como as uvas das videiras e rebolava de boca aberta voltada para o sol com palavras de jasmim saltando despertas na ponta da língua...e no céu cinzento nasciam estrelas em pleno dia e o sol sorria admirado.
Todas as noites a menina das rosas vermelhas sem espinhos sentava-se à beira rio a ver a lua como fazem todos os que amam alguma coisa e por coisa nenhuma amam o luar...e bailavam em si as paixões e os abraços escritos de alto a baixo com promessas enternecidas escondidas nos laços... Quando o jardim no seu peito adormece ...há rosmaninho a dormir aos seus pés e um ramo de margaridas a vestir-lhe o frio com um doce calor...

Daniela Pereira in "Contos sem pés nem cabeça mas de coração cheio"
Direitos de autor reservados

No comments: